O Brasil conquistou mais cinco medalhas nesta quinta-feira (5) na Paralimpíada de Paris – apesar da performance, o país desceu para o oitavo lugar no quadro de medalhas com 15 ouros, 18 pratas e 29 bronzes. Os atletas que subiram ao pódio hoje representaram o judô, o goalball e a natação.
“Estou muito feliz e ao mesmo tempo sem acreditar ainda. Eu fiz um ciclo [paralímpico] muito bom. No meu primeiro ciclo [alcancei] alguns títulos muito importantes, como o ouro no Parapan-americano, e, agora, sendo medalhista de bronze na Paralimpíada, em minha primeira Paralimpíada. Estou muito feliz e não consigo explicar ainda o que estou sentindo”, declarou Rosicleide.
A seleção brasileira masculina de goaball bateu a China por 5 a 3 e ficou com o bronze – em Tóquio-2020 o Brasil tinha levado o ouro. Já a equipe feminina da modalidade perdeu para as chinesas por 6 a 0 e ficou em quarto lugar.
Na natação, o catarinense Talisson Glock ficou em segundo lugar nos 100m livre, na classe S6 (limitação físico-motora), conquistando a prata com o tempo de 1min05seg27. Ele melhorou sua posição em Tóquio, onde foi bronze.
Grande estrela brasileira da modalidade aquática nesta edição dos Jogos Paralímpicos, a pernambucana Carol Santiago abocanhou mais uma medalha para a sua coleção ao levar a prata nos 100m peito, na classe SB12 (destinada a nadadores com deficiência visual), com o tempo de 1min15s62. Carol, que encerrou sua participação nesta Paralimpíada, é a brasileira que mais conquistou medalhas de ouro em Jogos Paralímpicos.
“Estou muito feliz. Esta é uma prova que gosto muito. Fico muito feliz de encerrar a Paralimpíada com esta prata”, declarou a nadadora.
Seu saldo em 2024 foi de três medalhas douradas (50 metros livre S13, 100 metros livre S12 e 100 metros costas S12) e duas pratas (no revezamento 4×100 metros livre misto 49 pontos e 100 metros peito da classe SB12).
A terceira conquista do Brasil na natação nesta quinta veio com a potiguar Cecília Araújo, que ficou com a prata na prova dos 50m livre da classe S8 (limitação físico-motora). Ela fechou a prova com 30s31.