O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, afirmou, na noite desde domingo (21), que seu país é grato à liderança do presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, na guerra de seu país contra a Rússia.
O presidente ucraniano fez a postagem horas após Biden ter anunciado sua desistência da corrida presidencial americana deste ano. Biden apontou sua vice, Kamala Harris, como sua preferência para herdar a candidatura democrata contra o republicano Donald Trump.
A escolha do nome que substituirá Biden ainda precisa ser aprovada pelo Partido Democrata, pois há outros nomes potenciais para a eleição de novembro próximo.
Leia abaixo a íntegra da mensagem de Zelensky:
“A Ucrânia está grata ao Presidente Biden pelo seu apoio inabalável à luta da Ucrânia pela liberdade, que, juntamente com o forte apoio bipartidário nos Estados Unidos, tem sido e continua a ser crítica.
Muitas decisões fortes foram tomadas nos últimos anos e serão lembradas como medidas ousadas tomadas pelo Presidente Biden em resposta a tempos difíceis. E respeitamos a decisão difícil, mas forte, de hoje.
Sempre seremos gratos pela liderança do presidente Biden. Ele apoiou o nosso país durante o momento mais dramático da história, ajudou-nos a impedir que Putin ocupasse o nosso país e continuou a apoiar-nos durante esta terrível guerra.
A situação atual na Ucrânia e em toda a Europa não é menos desafiadora, e esperamos sinceramente que a liderança forte e contínua da América impeça que o mal russo tenha sucesso ou faça com que a sua agressão seja recompensada.”