Autoridades da Ucrânia afirmaram nesta segunda-feira (18) que pelo menos 21 pessoas morreram em ataques com mísseis russos após uma grande ofensiva da Rússia contra sua infraestrutura energética, enquanto líderes do G20 discutem como a guerra terminará durante uma reunião no Brasil.
Os ataques aconteceram depois que a Rússia lançou uma das maiores ofensivas contra a infraestrutura energética e outros alvos em toda a Ucrânia no fim de semana, causando sérios danos a várias usinas e provocando cortes de energia de emergência em todo o país, enquanto as temperaturas caem antes do inverno.
Um total de cerca de 120 mísseis e 90 drones foram lançados pelas forças russas, segundo o presidente ucraniano Volodymyr Zelensky.
Em uma publicação no X, Zelensky chamou os ataques recentes de “ataques demonstrativos” antes da cúpula do G20 no Brasil. O líder ucraniano disse que a única maneira de evitar futuros ataques seria dar à Ucrânia “a capacidade de destruir os sistemas de lançamento russos, as cadeias de suprimento, os arsenais e as fábricas de guerra na sua origem”.