BRAIP ads_banner

‘Temos uma posição muito dura sobre o governo de Israel matar inocentes’, diz Lula | Política

Redação
por Redação

Em discurso após recepcionar o primeiro voo que trouxe brasileiros repatriados do Líbano em meio ao conflito de Israel com o grupo Hezbollah, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva exaltou os laços históricos do país com a comunidade libanesa e voltou a criticar o governo israelense pela forma como vem contra-atacando as agressões de grupos extremistas como o Hamas e o próprio Hezbollah.

Lula disse ainda que “se vingar dos palestinos” é a forma que o primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, “encontrou para ficar no poder”.

O presidente brasileiro seguiu discurso criticando a iniciativa de Israel de atacar o Líbano e áreas da capital, Beirute, com o argumento de enfrentar o Hezbollah. “Normalmente a vítima não é quem faz a guerra. A vítima é o povo inocente. São as mulheres, as crianças”, declarou.

Lula ainda prometeu esforços do governo para “não deixar ninguém para trás” e repatriar todos os cidadãos brasileiros que estão no Líbano.

O voo da Força Aérea Brasileira que chegou hoje a São Paulo trouxe 228 libaneses com cidadania brasileira. Neste grupo, a prioridade de embarque foi de mulheres, crianças, idosos e pessoas com deficiência.

Segundo o Palácio do Planalto, o objetivo do Ministério de Relações Exteriores e da Embaixada do Brasil no Líbano é identificar e repatriar aproximadamente 500 brasileiros, por semana, que estão vulneráveis ao conflito atual no Oriente Médio por meio da Operação “Raízes do Cedro”.

Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, recepciona brasileiros repatriados do Líbano — Foto: Ricardo Stuckert/PR

Fonte: Externa

BRAIP ads_banner

Compartilhe esse artigo