Sem a presença do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) durante a maior parte da campanha eleitoral, o prefeito de São Paulo e candidato à reeleição, Ricardo Nunes (MDB), afirmou nesta segunda-feira (21) que o governador do Estado, Tarcísio de Freitas (Republicanos), foi o grande destaque desta disputa. Nunes elogiou o empenho de Tarcísio em sua candidatura e, em recado indireto a Bolsonaro, disse que o governador esteve ao seu lado quando ele mais precisou.
O prefeito e o governador foram os destaques de um grande evento da campanha de Nunes na noite desta segunda-feira, com cerca de 8 mil pessoas, entre cabos eleitorais, vereadores, apoiadores e funcionários da prefeitura, na zona norte. O clima do evento, chamado de “arrancada da vitória” era de “já ganhou”.
“Tarcísio hoje se desponta não só como um grande líder, mas como uma pessoa de um caráter inigualável do ponto de vista de parceria, de correção, de estar juntos, porque a gente vê na política muito, quando você tem alguma adversidade, as pessoas ficam um pouco mais distantes. E foi no momento que eu tive uma adversidade que o Tarcísio mais se aproximou, foi onde ele mais entrou na campanha”, disse o prefeito.
Antes mesmo do início da campanha eleitoral, Tarcísio foi o principal articulador da grande aliança feita pelo prefeito, com doze partidos, e intermediou a escolha do vice na chapa, Mello Araújo (PL), indicado com apoio de Bolsonaro. O governador tem sido o mentor de Nunes e tem ajudado o prefeito até mesmo para se preparar nos debates. No primeiro turno, Bolsonaro recomendou a Tarcísio a se afastar de Nunes, com receio de uma derrota do prefeito, e indicou simpatia pela candidatura de Pablo Marçal (PRTB), que terminou em terceiro. O governador, no entanto, empenhou-se e no segundo turno tem feito agendas quase que diárias com o prefeito.
“[Tarcísio] se demonstrou um grande líder. E o grande líder é esse, é o cara que tem lado e que no momento da adversidade é que mais vai entrar. Você sabe que numa guerra é o capitão que põe o peito na frente e não deixa ninguém para trás, soldado para trás”, disse Nunes, em referência indireta a Bolsonaro, que foi capitão do Exército.
Depois do evento, o governador afirmou que o foco da campanha de Nunes nesta reta final da disputa é conquistar o voto dos eleitores que estão indecisos.
Nesta terça-feira, Bolsonaro estará em São Paulo para uma agenda intensa de campanha com Nunes. O prefeito, o governador e o ex-presidente participarão de uma churrascada com cerca de 500 empresários e apoiadores no almoço e à noite estarão em um culto evangélico da igreja Sara Nossa Terra. É o primeiro – e único – compromisso do prefeito com o ex-presidente no período oficial de campanha.