A norueguesa Statkraft concluiu na quinta-feira (23) a compra da Enerfín, subsidiária de energia renovável da espanhola Elecnor.
Com isso, no Brasil, a Statkraft passa a deter mais de 2,2 GW entre projetos de energia renovável em construção, operação.
A aquisição inclui, ainda de acordo com a Statkraft, um portfólio de projetos em vários estágios de desenvolvimento. Em Pernambuco, está em construção um parque solar com potência instalada de 68 MW.
Em 2023, a Statkraft comprou dois parques eólicos da EDP Renováveis também localizados no Rio Grande do Norte e anunciou a aquisição de 18,69% do capital da Statkraft Energias Renováveis (Sker) que pertencia à Fundação dos Economiários Federais (Funcef).
Para 2024, os planos incluem o início das obras para tornar dois parques eólicos em híbridos na Bahia, com a instalação de usinas solares nos mesmos terrenos onde se localizam os aerogeradores. As usinas solares vão se chamar Ventos de Santa Eugênia Solar e Morro do Cruzeiro Solar e terão ao todo potência instalada de 228 megawatts-pico (MWp).
A empresa concluirá ainda este ano as obras do parque eólico Morro do Cruzeiro, ainda de acordo com a Statkraft.