O novo ministro da Secretaria Especial de Comunicação Social (Secom), Sidônio Palmeira, demitiu nesta quinta-feira (9) o secretário de Imprensa do Palácio do Planalto, José Chrispiniano. Foi a primeira mexida na pasta desde que Sidônio foi oficializado para substituir o deputado federal Paulo Pimenta (PT-RS). A demissão foi confirmada ao Valor pelo próprio Chrispiniano.
Portela, também jornalista, foi secretário de Imprensa da Secom no segundo mandato de Lula, na equipe então comandada por Franklin Martins. Portela também chegou a substituir Pimenta na Secom enquanto o então ministro estava à frente da Secretaria Extraordinária para o Rio Grande do Sul.
Os funcionários da Secom já foram comunicados internamente da mudança. Sidônio ainda não assumiu formalmente o cargo, mas já começou a trabalhar na função. A posse do ministro está prevista para terça-feira (14).
Ainda não estão definidas mudanças em outras secretarias. Mas há a expectativa de que Sidônio mexa ao menos na Secretaria de Estratégias e Redes, comandada atualmente por Brunna Rosa Alfaia.
Segundo fontes disseram ao Valor, Sidônio está conversando integrantes da equipe de Rafael Marroquim, que é secretário de Comunicação de Recife e que fez a campanha do prefeito João Campos.
Marroquim não deve, no entanto, deixar a prefeitura da capital pernambucana. Mas deve ceder pessoas de seu time para trabalhar com Sidônio. Ainda não se sabe quem seria o secretário.