Na Europa, uma ilha com vulcões, gêiseres, campos de lava e geleiras é considerada o país mais seguro do mundo já há mais de uma década pelo Índice Global da Paz, do Institute for Economics and Peace. A Islândia, com seus 394 mil habitantes, tem os níveis mais baixos de homicídios, terrorismo e conflitos armados.
Enquanto isso, o Brasil ocupa a 132ª posição dentre 163 países. Levando em consideração apenas a América do Sul, o Brasil só fica à frente da Venezuela e da Colômbia no ranking de segurança.
O índice é calculado usando três indicadores chamados de “domínios de paz”. São eles:
- Conflito doméstico e internacional, que investiga até que ponto os países estão envolvidos em conflitos internos e externos — como as guerras da Rússia x Ucrânia e Israel x Hamas, por exemplo;
- Harmonia ou discórdia dentro da nação, que avalia o que pode ser descrito como segurança e proteção social — usando taxas de criminalidade, atividade terrorista, manifestações violentas, etc.;
- Militarização do país, que reflete a ligação entre o nível militar de um país, com acumulação e acesso às armas, e seu nível de tranquilidade dos cidadãos.
De acordo com o índice, o mundo ficou um pouco menos seguro no ano passado, tendo em vista o número de conflitos ou guerras internacionais em seu maior nível dos últimos 15 anos.
“Mortes de conflito interno, relações com países vizinhos e conflitos externos registraram deteriorações significativas, com o número total de mortes relacionadas saltando 96%. Embora o conflito na Ucrânia tenha sido o principal motor deste aumento, o aumento dos conflitos também foi observado em muitos outros países, particularmente na África Subsaariana e na Ásia-Pacífico”, diz o relatório.
Dos dez países mais seguros do relatório, sete estão localizados na Europa. Veja abaixo:
Os países mais seguros do mundo
- Islândia
- Dinamarca
- Irlanda
- Nova Zelândia
- Áustria
- Singapura
- Portugal
- Eslovênia
- Japão
- Suíça
Na outra ponta, o Afeganistão detém o título de país mais inseguro do mundo.