Pablo Marçal (PRTB), e outros cinco candidatos que concorrem à Prefeitura de São Paulo, não vão aparecer no horário eleitoral gratuito. A veiculação das campanhas em rádio e TV começa nesta sexta-feira (30).
Segundo o Tribunal Regional de São Paulo (TRE-SP), tanto a ausência de Marçal, quanto a de Altino Prazeres (PSTU), Bebeto Haddad (DC), João Pimenta (PCO), Marina Helena (Novo) e Ricardo Senese (UP) no horário eleitoral, se dá porque os candidatos não atingiram a chamada “cláusula de barreira”. Isto é, os seus respectivos partidos não elegeram representantes suficientes na Câmara dos Deputados nas últimas eleições (2022).
Naquele ano, o PRTB de Marçal não elegeu nenhum deputado. O mesmo vale para os outros quatro candidatos, com exceção do Novo, de Marina Helena, que elegeu 4.
Nesse cenário, apenas as candidaturas de Ricardo Nunes (MDB), Guilherme Boulos (Psol), José Luiz Datena (PSDB) e Tabata Amaral (PSB) poderão ter mensagens partidárias ou propaganda eleitoral no rádio e na televisão.
A coligação de Nunes (“Caminho Seguro para São Paulo”, formada por Republicanos, PP, MDB, PL, PSD e União Brasil) conta com 329 representantes na Câmara.
A de Boulos (“Amor por São Paulo”, que, além do PDT, reúne a Federação Psol/Rede e a Federação Brasil da Esperança, formada pelo PT, PCdoB e PV) aparece em segundo, com 112.
O terceiro candidato com o maior número de representantes na Câmara dos Deputados é José Luiz Datena (Federação PSDB/Cidadania), com 18. A candidatura de Tabata Amaral, pelo PSB, fecha a lista, com 14.
Como é feita a divisão do tempo entre os candidatos?
O horário eleitoral gratuito é dividido em dois blocos, sendo que cada um tem 10 minutos. Ambos são veiculados de segunda a sábado até o dia 03 de outubro. No rádio, o primeiro bloco vai das 07h às 07h10. Já o segundo, das 12h00 às 12h10.
Na televisão, o primeiro bloco é transmitido das 13h00 às 13h10. O segundo, por sua vez, das 20h30 às 20h40.
Do tempo total de propaganda, nove minutos são distribuídos proporcionalmente aos seis maiores partidos ou federações que tenham mais representantes na Câmara dos Deputados. O último minuto restante é, então, distribuído igualitariamente entre eles.
Quanto tempo cada candidato terá no horário eleitoral
O tempo que cada candidato terá no horário eleitoral já foi divulgado pelo TRE-SP. Ricardo Nunes, que concorre à reeleição, será o primeiro a ter a propaganda veiculada nesta sexta-feira. Ele também é o que terá mais tempo — pouco mais de seis minutos. Veja a relação:
- Ricardo Nunes: 06min30s;
- Guilherme Boulos: 02min22s;
- José Luiz Datena: 35s;
- Tabata Amaral: 30s.
*Estagiária sob supervisão de Diogo Max