BRAIP ads_banner

Quantos delegados Trump conseguiu em 2020 e 2016? | Eleições EUA 2024

Redação
por Redação

Donald Trump, ex-presidente americano, está concorrendo novamente à Presidência dos EUA. Na primeira vez, em 2016, o republicano venceu a disputa, recebendo um total de 304 delegados, enquanto sua adversária, Hillary Clinton, ficou com 227.

Já em 2020, quando tentou se reeleger, Trump perdeu para o democrata Joe Biden, com os candidatos recebendo 232 e 306 delegados, respectivamente. Para ser eleito, é necessário, no mínimo, 270 delegados.

Em 2016, Trump venceu a disputa eleitoral em 30 estados, enquanto que Hillary garantiu 20, além do Distrito de Colúmbia. Já na última votação, 25 estados ficaram para o republicano, enquanto outros 25 (mais o Distrito) ficaram com Biden. Veja abaixo a distribuição de delegados por estado nas últimas duas eleições:

Apesar da vitória de 2016, Trump recebeu menos votos da população do que sua concorrente. Clinton teve cerca de 2,8 milhões de votos a mais. Isso acontece, pois, o presidente nos EUA é eleito indiretamente, através do Colégio Eleitoral, com o vencedor da disputa do voto popular nem sempre sendo o vencedor da eleição. Contudo, esse cenário é raro de acontecer, tendo sido visto apenas cinco vezes na história dos EUA, segundo o usa.gov, site do governo americano.

Já em 2020, após sua derrota, Trump se tornou o primeiro presidente a não conseguir se reeleger em 28 anos. O republicano não aceitou o resultado das eleições.

Mesmo perdendo a última eleição, Donald Trump anunciou sua candidatura à presidência de 2024dois anos, em uma audiência na Flórida. Já o presidente Joe Biden não irá concorrer, com sua vice, Kamala Harris, assumindo a candidatura em seu lugar. A desistência de Biden, que aconteceu em julho, veio após pressões para sair da disputa tanto pelos eleitores quanto por seu partido.

Este ano, a disputa se concentra em sete estados-pêndulos (Arizona, Geórgia, Michigan, Nevada, Carolina do Norte, Pensilvânia e Wisconsin), que devem decidir quem será o próximo presidente, com 93 delegados distribuídos entre eles.

Os delegados são representantes que, de acordo com o resultado do voto popular em cada estado americano, escolhem quem será o próximo presidente através do Colégio Eleitoral.

Isso acontece pois a eleição presidencial americana segue um sistema indireto de voto. Cada estado possui uma quantidade, definida pelo tamanho da população, de delegados (variando de 3 a 54 e somando 538).

Após a votação do dia 5 de novembro, acontece uma contagem de votos em cada estado e o candidato que vencer recebe todos os delegados daquele estado (exceto no Maine e Nebraska, que seguem outra regra).

Esses delegados, então, se reúnem no dia 17 de dezembro e, a partir do resultado do voto popular, decidem quem será o próximo presidente dos EUA.

Fonte: Externa

BRAIP ads_banner

Compartilhe esse artigo