O Dia dos Namorados no Brasil é celebrado no dia 12 de junho. Para muitos, essa é a época mais romântica do ano, mas a sua origem não tem nada a ver com o amor.
A data em 2024 será celebrada em uma quarta-feira. E, apesar de uma das datas comemorativas mais famosas do calendário brasileiro, a data não é considerada feriado nacional e nem ponto facultativo no Brasil.
De acordo com o calendário divulgado pelo Ministério da Gestão e Inovação em Serviços Públicos, o próximo feriado após o Corpus Christi, em 30 de maio, é o de 7 de setembro, dia da Independência do Brasil.
Por que 12 de junho é considerado o Dia dos Namorados?
O Dia dos Namorados veio de uma ideia publicitária muito bem executada. João Doria era dono da agência Standart Propaganda e foi contratado em 1948 pela loja de departamento Clipper para aumentar as vendas em junho, mês considerado fraco nas vendas.
Com isso, o empresário se inspirou no Valentine’s Day (Dia de São Valentim, em tradução literal), data em que outros países celebram o amor.
À época, Doria criou propagandas em junho com slogans como “Não é só com beijos que se prova o amor!” e “Não se esqueçam: amor com amor se paga“.
O mês estava definido, mas e o dia? 12 de junho foi escolhido por causa das celebrações em homenagem a Santo Antônio, conhecido como “santo casamenteiro”, no dia 13 de junho.
“Quando o católico pensa em casamento, ele pensa em Santo Antônio. Logo, Doria coloca na véspera de Santo Antônio o Dia dos Namorados, porque logo em seguida tem o dia do santo casamenteiro, que é o próximo passo que, teoricamente, os namorados vão dar na sua jornada pelo matrimônio”, explica Maurício Felício, professor de comunicação e publicidade da ESPM.
A ideia deu tão certo que, em 2023, por exemplo, a data movimentou R$ 2,54 bilhões, segundo estimativas da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC).
Para o professor, a estratégia deu certo porque se tornou um dia ligado a fatores emocionais e de autoexpressão, o que vem sendo explorado por marcas em todo país.
“Quando uma pessoa compra um presente, ela mostra que não comprou algo porque custava barato ou caro. Esse presente tem um apelo emocional, ele me ajuda a conquistar, ele me ajuda a fazer essa questão do afeto. Por exemplo, se um namorado der um voucher de SPA para sua namorada, ela vai poder postar uma foto em um lugar incrível e dizer para todo mundo quanto que ela é amada”, diz.