Balneário Camboriú, no litoral de Santa Catarina, pode, até o fim deste ano, abrigar o prédio residencial mais alto do mundo. O projeto do Triumph Tower prevê que o novo edifício, que está sendo construído na Barra Sul da cidade, alcance 509 metros de altura e conte com 154 andares.
A previsão é que a obra seja entregue a partir do segundo semestre deste ano. Por trás do projeto está a FG Empreendimentos, a mesma construtora responsável pelo One Tower — hoje, apontado como o prédio mais alto da América Latina, também localizado em Balneário Camboriú —, em parceria com a rede Havan, do empresário Luciano Hang.
Quando inaugurado, o novo prédio irá ultrapassar o 111 West 57th Street, em Nova York, hoje considerado o maior prédio residencial do mundo, segundo o ranking The Skyscraper Center, elaborado pelo Conselho de Edifícios Altos e Habitat Urbano, entidade internacional especialista no setor de arranha-céus. Na construção americana, são 435 metros e 84 andares.
O mesmo ranking aponta que, no Brasil, os prédios mais altos estão todos em Balneário Camboriú.
Depois do One Tower, o segundo lugar no ranking é dividido pelo Yachthouse by Pininfarina Tower 1 e pelo Tower 2. Em ambos, são 280 metros de altura com 80 andares. Depois, aparece o Infinity Coast Tower, que tem 235 metros e 66 andares.
Veja os 10 prédios residenciais mais altos do mundo em 2024
- 111 West 57th Street — Estados Unidos (435 metros);
- 432 Park Avenue — Estados Unidos (425 metros);
- Princess Tower — Emirados Árabes Unidos (413 metros);
- 23 Marina — Emirados Árabes Unidos (392 metros);
- Burj Mohammed Bin Rashid — Emirados Árabes Unidos (381 metros);
- Elite Residence — Emirados Árabes Unidos (380 metros);
- II Primo Tower — Emirados Árabes Unidos (356 metros);
- The Torch — Emirados Árabes Unidos (352 metros);
- NEVA TOWERS 2 — Rússia (345 metros);
- LCT The Sharp Residential Tower A — Coreia do Sul (339 metros).
Nenhum desses prédios, porém, alcançam o Burj Khalifa, nos Emirados Árabes Unidos. Com 163 andares que alcançam 828 metros de altura, o edifício detém o recorde de mais alto do mundo os prédios usados para todos os fins, e não só aqueles residenciais. Além de apartamentos, o prédio conta com escritórios e hotéis.
*Estagiária sob supervisão de Diogo Max