O presidente da Rússia, Vladimir Putin, apresentou nesta sexta-feira uma proposta de cessar-fogo para a guerra contra a Ucrânia, oferta que foi prontamente recusada pelo governo de Kiev, segundo o “Financial Times” (FT).
A proposta da Rússia também inclui uma cláusula que impediria a Ucrânia de se tornar membro da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan) e acabaria com todas as sanções ocidentais contra o país – que vem afetando a capacidade do país para realizar transações em dólares e em euros.
O acordo de Putin daria à Rússia o controle das regiões ucranianas de Donetsk, Kherson, Luhansk e Zaporizhzhia. Representantes de Kiev disseram que não vão aceitar o acordo, que segundo eles representa uma indisposição da Rússia em negociar um cessar-fogo que agrade as partes, segundo o “FT”.
Moscou deixou algumas áreas que alega ter anexado, incluindo Kherson, a única capital regional que capturou durante a fase inicial da invasão a Ucrânia.
A Rússia nunca controlou a cidade de Zaporizhzhia, que tinha uma população antes da guerra de mais de 700 mil habitantes e desde então se tornou lar de muitos refugiados de áreas controladas pela Rússia.