BRAIP ads_banner

PSDB-SP reitera candidatura de Datena e diz que Tabata tem que ‘aceitar os fatos’ | Política

Redação
por Redação

Presidente do diretório municipal do PSDB de São Paulo, o ex-senador José Aníbal reiterou a pré-candidatura do apresentador José Luiz Datena à prefeitura paulistana, que deve ser oficializada em convenção tucana no dia 27. Aníbal rebateu as críticas da deputada e pré-candidata do PSB, Tabata Amaral, de que o PSDB não teria cumprido um acordo com ela para indicar o vice na chapa, e afirmou que Datena tem mais “chances eleitorais” do que a parlamentar.

“Ela [Tabata] tem que entender os fatos”, disse Aníbal. “O PSDB não vai recuar e Datena está muito firme no propósito de ser candidato”, afirmou o dirigente do PSDB paulistano.

Em sabatina do UOL/Folha de S.Paulo nesta sexta-feira, Tabata afirmou que ainda espera o apoio do PSDB para indicar a vice em sua chapa e reclamou que o partido voltou atrás no acordo que teria sido feito. “Sigo conversando com o PSDB, com Datena, mas não volto atrás na minha palavra. O convite foi um e eles podem decidir o que quiser”, disse Tabata na sabatina, afirmando que a negociação com os tucanos sempre foi para que Datena fosse seu vice.

O apresentador estava filiado ao PSB mas foi incentivado por Tabata a migrar para o PSDB, para compor eleitoralmente com ela e aumentar seu tempo de televisão e os recursos eleitorais. Ao entrar no PSDB, no entanto, Datena e os tucanos decidiram por uma candidatura própria. “A gente firmou um acordo e a gente mantém a palavra. Eles que têm que explicar o motivo de terem recuado e se vão continuar recuando ou não”, afirmou Tabata.

O presidente do PSDB paulistano retrucou. “Gosto muito da Tabata, mas essa é a versão dela e ela insiste nessa versão”, disse. “Não tinha nada no papel falando que não poderíamos lançar o Datena”, afirmou Aníbal.

O dirigente afirmou que o PSDB tomou a decisão de ter candidato próprio depois que pesquisas mostraram o apresentador com mais intenção de voto do que Tabata. “Ele tem uma expectativa melhor do que a dela de vencer a disputa eleitoral”, afirmou. “Não deliberamos isso aleatoriamente.”

Lideranças do PSDB ainda insistem em uma possível desistência de Tabata para apoiar Datena e ser vice, mas Aníbal evitou falar sobre isso. “Não quero entrar nessa polêmica. Quem sabe alguma coisa ainda pode acontecer”, disse, em recado indireto sobre um eventual acordo.

Segundo a pesquisa mais recente do Datafolha, o prefeito e pré-candidato à reeleição, Ricardo Nunes (MDB), tem 24% das intenções de voto e está tecnicamente empatado com o deputado Guilherme Boulos (Psol), com 23%. Datena tem 11% e é seguido por Pablo Marçal (PRTB) com 10% e Tabata com 7%. Marina Helena (Novo) tem 5%. A pesquisa tem margem de erro de três pontos percentuais, para mais ou para menos, e está registrada no TRE-SP sob o protocolo SP 011782024.

Pré-candidato José Luiz Datena em ato de pré-campanha, no Mercadão de São Paulo — Foto: Maria Isabel Oliveira / Agência O Globo.

Fonte: Externa

BRAIP ads_banner

Compartilhe esse artigo