A Prevent Senior suspenderá a venda de novos planos de saúde em municípios de São Paulo e do Rio de Janeiro a partir de 31 de maio, informou a operadora em nota. Segundo a empresa, a medida é necessária diante da sobrecarga na demanda por atendimento ocasionada por surtos de dengue e doenças sazonais.
A operadora afirmou ter o dever de agir com prudência e assegurar que os atendimentos aos seus mais de 580 mil beneficiários sejam feitos dentro dos padrões adequados. Segundo ela, 87% da carteira têm idade superior a 50 anos.
Para a companhia, o ingresso de novos beneficiários neste cenário de alta demanda “prejudica a qualidade do atendimento dos que já integram a carteira porque aumentará a procura pelos serviços”.
Em 2021, quando enfrentava acusações relacionadas à atuação dela na pandemia de Covid-19, a companhia também pediu a interrupção temporária da venda dos planos de saúde.
Desta vez, a Prevent Senior havia anunciado a suspensão a partir de 10 de maio, mas se comprometeu a manter a comercialização até o próximo dia 30, de acordo com a ANS (Agência Nacional de Saúde Suplementar).
Uma resolução do órgão estabelece que o pedido de interrupção temporária de venda deve ser feito à agência reguladora com trinta dias de antecedência da data pretendida para a suspensão.
A ANS afirmou que a solicitação foi feita apenas em 30 de abril. Assim, a suspensão somente poderia ocorrer a partir de 31 de maio.
A agência disse que, no período entre o pedido e a suspensão, o plano de saúde ainda pode ser comercializado e deve ser vendido pela operadora, até para ser destino de portabilidade de carências. A medida não afeta os beneficiários da operadora, completou.
Leia a íntegra da nota da Prevent Senior
“A Operadora, que sempre cumpriu as normas da ANS, seguirá comercializando seus produtos até o dia 30/05/2024 e continuará enviando seus melhores esforços para proporcionar atenção adequada e eficiente aos beneficiários.
Como amplamente noticiado, todo sistema de saúde vem enfrentando sobrecarga na demanda por atendimento ocasionado pelos surtos de dengue e doenças sazonais, que lotam hospitais, prontos socorros e afetam todo sistema.
A Prevent Senior, que tem em sua carteira mais de 580.000 beneficiários, 87% com mais de 50 anos, tem o dever de agir com prudência e assegurar que os atendimentos transcorram dentro de padrões adequados. Por isso, entende que o ingresso de novos beneficiários nesse cenário de alta demanda prejudica a qualidade do atendimento dos que já integram a carteira porque aumentará a procura pelos serviços.”