BRAIP ads_banner

Presidente do TSE diz que ‘o previsível está cuidado’ para as eleições municipais | Eleições 2024

Redação
por Redação

A presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministra Cármen Lúcia, informou aos colegas da Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) que espera que as eleições municipais do domingo ocorram na normalidade e a Justiça Eleitoral está preparada para isso. A ministra brincou que espera ajuda dos melhores espíritos se ocorrer algum imprevisto.

Em sua fala, a ministra exaltou a democracia e o trabalho do ministro Alexandre de Moraes, quando presidente da Corte Eleitoral, em 2022. “Democracia é o melhor dos regimes e o único que possibilita isto: que aquele voto depositado pelo eleitor e eleitora seja computado, o que for totalizado vai ser proclamado e o que for proclamado eleito será empossado”, disse. “Vossa excelência [refere-se a Moraes] já tinha assumido ônus brutais, nas dificílimas eleições de 2022, e trouxe o testemunho da segurança e da fortaleza da Constituição brasileira ”, acrescentou.

A ministra afirmou que as eleições municipais são “dificílimas” por conta da quantidade de candidatos e eleitores. Segundo ela, são quase meio milhão de candidatos em 2024 e 155 milhões de eleitores. Cármen disse que mesmo diante da grandiosidade de promover as eleições na 4ª maior democracia do mundo, os sistemas existentes são ágeis e seguros. “Nós temos hoje, 1º de outubro, 95,56% das contas dos candidatos (parciais) já prestadas e mais de 56% examinadas. Dos partidos políticos, só dois não apresentaram as contas”, disse.

O assunto sobre as eleições na Primeira Turma foi introduzido pelo ministro Alexandre de Moraes que desejou sorte à presidente do TSE. Moraes disse estar tranquilo que a Corte esteja sob a administração de Cármen Lúcia. “Não importa quem vença as eleições, mas que as eleições sejam transparentes, livres e justas”, disse o ex-presidente do TSE.

Moraes lembrou que no sábado a Constituição de 1988 completará 36 anos. “36 anos de normalidade institucional em que pesem nuvens e tempestades”, ponderou. “As forças das instituição são demonstradas quando há chuvas e trovoadas”, complementou.

Ministra Cármen Lúcia — Foto: Alejandro Zambrana/Secom/TSE

Fonte: Externa

BRAIP ads_banner

Compartilhe esse artigo