Tradicionalmente, as Olimpíadas são realizadas de quatro em quatro anos. O intervalo remete à Grécia Antiga, onde os Jogos surgiram.
São poucas as informações que se têm em torno do surgimento dos Jogos. Manuscritos históricos mencionam que os primeiros foram no ano de 776 a.C, em homenagem ao deus Zeus. Não há uma data exata de quando eles ocorreram.
Tampouco são precisos os motivos que levaram à criação das Olimpíadas. Segundo o site oficial do evento, a história se misturou com a mitologia, já que muitas explicações são ligadas a mitos envolvendo os deuses gregos.
“De acordo com o mito mais antigo, os Jogos Olímpicos foram invenção de Hércules de Ida, um dos Dáctilos. Outros mitos dizem que os Jogos foram instituídos pelo próprio Zeus, em memória de sua batalha com Cronos. Também há os que atribuem a fundação dos Jogos ao semideus Hércules, que organizou-os em Olímpia para homenagear Zeus, depois de sua expedição vitoriosa contra Augias, rei de Elis”, destaca o site.
Por fim, também não há uma certeza histórica sobre o porquê do intervalo de quatro em quatro anos. Ainda segundo o site oficial das Olimpíadas, com a realização da primeira edição em 776 a.C, é de conhecimento que, nos anos seguintes, os Jogos passaram a ocorrer já com o intervalo. Desse modo, a segunda edição foi feita em 772 a.C [a contagem é decrescente quando considerados os anos anteriores a Cristo].
A partir do surgimento dos Jogos, tal intervalo passou a ser usado também como sistema de data — o tempo era contado em Olimpíadas, em vez de anos. Um exemplo faz referência ao historiador grego Dionísio de Halicarnasso, que datou a fundação de Roma em “1º ano da 7ª Olimpíada”.
O intervalo de 4 anos foi mantido nos Jogos Olímpicos Modernos para dar continuidade às tradições da Grécia Antiga. A exceção foi nas edições de Berlim (1916), no Japão (1940), e em Londres (1944), quando o evento precisou ser cancelado por conta das Primeira e Segunda Guerra Mundial.
Mais recentemente, a Olimpíada de Tóquio — que antecedeu a de Paris — também teve a data alterada. Programado para ser realizado em 2020, o evento foi remarcado para 2021, por conta da pandemia da covid-19.
*Estagiária sob supervisão de Diogo Max