A economia de Cingapura cresceu 2,9% no período de abril a junho em relação ao ano anterior, mostraram dados preliminares na noite desta quinta-feira (11) ― sexta-feira (12) pelo horário local ―, após uma expansão revisada de 3,0% no trimestre anterior.
O setor de manufatura, impulsionado pelas exportações, cresceu 0,5% em relação ao ano anterior, revertendo a contração de 1,7% no trimestre anterior.
“O crescimento no setor foi sustentado por expansões na produção em todos os clusters de manufatura, exceto nos clusters de manufatura biomédica e engenharia de precisão”, disse o Ministério do Comércio e da Indústria em comunicado à imprensa.
A produção no setor de serviços, mais orientado para o mercado doméstico, aumentou 3,3%, enquanto a indústria da construção expandiu 4,3%.
O crescimento no setor da construção foi “apoiado pelo aumento na produção de construção no setor público”, informou o ministério.
Em uma base trimestral e ajustada sazonalmente, o Produto Interno Bruto (PIB) da cidade-Estado subiu 0,4% no primeiro trimestre, em comparação com um crescimento de 0,3% nos três meses anteriores.
As estimativas preliminares do PIB são baseadas no desempenho econômico nos dois primeiros meses de um trimestre.
Cingapura prevê que sua economia cresça entre 1% e 3% este ano, antecipando uma recuperação nos semicondutores e outras exportações. O crescimento desacelerou para 1,1% em 2023, frente a 3,8% em 2022.