A Polícia Federal (PF) intimou o deputado Alexandre Ramagem (PL-RJ), que foi diretor-geral da Agência Brasileira de Inteligência (Abin), a prestar um novo depoimento nesta terça-feira (5). O parlamentar será ouvido no âmbito do inquérito que investiga a suposta elaboração de um plano golpista durante o governo Jair Bolsonaro (PL) para impedir a posse do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).
Ramagem é alvo de outra investigação, que apura o uso político da Abin para monitorar adversários do ex-presidente. O esquema ficou conhecido como “Abin paralela“. Para os investigadores, os dois casos estão relacionados.
Na semana passada, o diretor-geral da PF, Andrei Rodrigues, afirmou que esses inquéritos devem ser concluídos ainda em novembro.
“A expectativa é de ainda neste mês de novembro concluir todas as investigações que dizem respeito aos ataques à nossa democracia”, disse.
Conforme já mostrou o Valor, a PF preferiu não apresentar o resultado das investigações envolvendo Bolsonaro durante o período eleitoral, para não ser acusada de interferir no jogo político.