A Petrobras reajustou, em média, em 7,1% o preço do querosene de aviação (QAV) nas refinarias da companhia a partir desta quinta-feira (1º).
“Dessa maneira, no ano de 2024, há um aumento acumulado de 0,8%, o que representa um acréscimo médio de R$ 0,03/litro em relação ao preço de dezembro de 2023. No comparativo desde dezembro de 2022, houve uma redução acumulada de 18,9%, o que equivale a um decréscimo de R$ 0,96/litro”, disse a companhia, em comunicado.
Os novos preços praticados para o combustível em cada uma de 13 refinarias da empresa já estão disponíveis no site da companhia que trata sobre o tema, denominado precos.petrobras.com.br.
No site, é possível visualizar preços menores para o combustível, usado por aeronaves, em todas as 13 refinarias da empresa, ante o observado em 1º de julho de 2024. Normalmente esse combustível costuma ser reajustado no primeiro dia de cada mês.
Cálculo feito pelo Valor e confirmado pela estatal aponta que todas as 13 refinarias apresentaram aumento no preço do QAV, a partir de 1 º de agosto.
“Importante ressaltar que o mercado brasileiro é aberto à livre concorrência, e não existem restrições legais, regulatórias ou logísticas para que outras empresas atuem como produtores ou importadores de QAV”, afirmou a companhia.