BRAIP ads_banner

Petrobras quer aumentar importação de gás boliviano para fortalecer fertilizantes, diz Chambriard | Empresas

Redação
por Redação

A presidente da Petrobras, Magda Chambriard, disse nesta terça-feira (9) que tem interesse em aumentar a importação de gás boliviano para o Brasil para viabilizar projetos de fertilizantes e de petroquímica. A executiva participou de eventos na Bolívia ao lado do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e do ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira.

  • Se você gostou desse post, não esqueça de compartilhar:
  • Lula diz que Petrobras pode ajudar a Bolívia caso ‘não queira só ganhar dinheiro’

“Hoje, o mercado consumidor brasileiro demanda 50 milhões de metros cúbicos de gás natural por dia. Acreditamos que esse mercado pode ser triplicado, alcançando 150 milhões de metros cúbicos diários. Esse gás servirá como insumo para a indústria petroquímica e para a produção de fertilizantes. A condição é que sejamos capazes de fazê-lo chegar ao Brasil a preços acessíveis.”

Conforme nota da estatal, a Petrobras, que já foi responsável por 60% da produção de gás natural boliviana, opera, hoje, 25% do total produzido naquele país. “Nós olhamos para frente e vemos oportunidades para serem desenvolvidas pela Petrobras ou em parcerias que merecem nosso investimento”, disse Magda em evento nesta terça.

A Petrobras Bolívia é subsidiária integral da Petrobras que opera campos de exploração e produção por contratos de serviço com a estatal boliviana YPFB. Como operadora, a Petrobras Bolívia atua em quatro campos: San Alberto e San Antonio, Itaú, Colpa Caranda, além do campo de San Telmo Norte, em fase de exploração. Nos campos em produção, a companhia produziu, no ano passado, nove milhões de metros cúbicos por dia de gás natural, o que corresponde a 25% da produção total da Bolívia. A companhia tem participação também em três outros ativos não operados.

Na área de San Telmo Norte, no Estado de Tarija, a Petrobras Bolívia pretende perfurar em 2025 um poço exploratório para investigar o potencial das reservas de gás natural. A Petrobras Bolívia planeja investir cerca de US$ 40 milhões para perfuração desse poço, caso obtenha licença ambiental, conforme a estatal.

“Hoje, o mercado consumidor brasileiro demanda 50 milhões de metros cúbicos de gás natural por dia. Acreditamos que esse mercado pode ser triplicado, alcançando 150 milhões de metros cúbicos diários”, disse Magda Chambriard, presidente da Petrobras — Foto: Foto: Gabriel de Paiva/ Agência O Globo

Fonte: Externa

BRAIP ads_banner

Compartilhe esse artigo