O partido de extrema direita de Marine Le Pen derrotou a aliança centrista do presidente Emmanuel Macron no primeiro turno das eleições legislativas na França, que atraiu a maior participação dos eleitores em 40 anos.
A aliança de esquerda, a Nova Frente Popular (NFP), ficou em segundo lugar com 29%, segundo as pesquisas de boca de urna, com a aliança centrista de Macro, juntos, amargando um terceiro lugar com 20,5% a 23% dos votos.
As eleições legislativas antecipadas na Franca atraíram uma grande participação dos eleitores em meio a perspectiva de um partido de extrema direita formar um governo nacional pela primeira vez no país. Até às 17h (hora local), 59,4% dos eleitores registrados havia depositado seu voto, em comparação com 39,4% no mesmo horário em 2022, segundo dados do Ministério do Interior.
A participação final do franceses deverá atingir pouco mais de 69%, de acordo com a média de quatro institutos de pesquisa. Essa seria a maior participação desde os 78,5% registrados em 1986, de acordo com números anteriores fornecidos pela Ipsos.