Pesquisa Genial/Quaest divulgada neste domingo (13) demonstra que, olhando para 2026, a direita está rachada e o influenciador Pablo Marçal (PRTB) ganhou projeção nacional.
Ainda de acordo com o levantamento, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) permanece com vantagem no Nordeste, região em que Marçal aparece com o dobro das intenções de voto em relação ao governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos).
“Mesmo padrão do Sul, Centro-Oeste/Norte. Tarcísio só aparece forte no Sudeste, onde é mais conhecido. Essa divisão favorece Lula”, acrescenta Nunes na rede social, ponderando, por outro lado, que é preciso aguardar para ver se Marçal se tornará inelegível. A pesquisa foi feita antes da divulgação de um laudo falso contra Guilherme Boulos (Psol) na reta final da campanha pela Prefeitura de São Paulo.
Um outro dado destacado pelo diretor da Quaest é que Marçal, Tarcísio e a ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro têm o mesmo percentual de força para enfrentar Lula em 2026 entre os eleitores de Bolsonaro. Na visão dele, isso apresentaria um desafio adicional a outros potenciais candidatos da direita, como os governadores Romeu Zema (MG), Ronaldo Caiado (GO) e Ratinho Jr (PR).
Segundo Nunes, a pesquisa ainda mostra um aumento no número de pessoas que acham que Lula não deveria ser candidato à reeleição, apontando uma mudança de opinião entre os mais pobres, base forte do presidente em qualquer eleição. “Ou seja, isso deve acender o sinal amarelo no governo.”
A Quaest ouviu 2.000 pessoas entre 25 e 29 de setembro. A margem de erro é de 2 pp e o nível de confiabilidade é de 95%.