O candidato do PL, Abílio Brunini, está tecnicamente empatado com o postulante do PT, Lúdio Cabral, no segundo turno em Cuiabá, de acordo com a pesquisa Quaest divulgada nesta quarta-feira (16). O deputado federal registra 44% das intenções de voto, contra 41% do médico petista. A pesquisa, a primeira do instituto no segundo turno na cidade, tem margem de erro de 3 pontos percentuais, para mais ou para menos.
A capital mato-grossense é uma das poucas com confronto direto entre os partidos do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). Lula não fez ainda agenda na campanha de seu apadrinhado. Já Bolsonaro apareceu em evento ao lado de Abílio na segunda-feira (14) — o candidato também é apoiado pelo governador do Estado, Mauro Mendes (União Brasil).
Abílio terminou o primeiro turno à frente, com 39,61% dos votos válidos, contra 28,31% de Lúdio. O deputado estadual Eduardo Botelho (União Brasil) – que terminou próximo do petista, com 27,77% dos votos válidos – anunciou que se manterá neutro neste segundo turno e não apoiará nenhum dos postulantes. O eleitorado que optou por Botelho no primeiro pleito divide-se entre Abílio e Lúdio: cada um dos candidatos tem 17% dos eleitores dele e 25% afirmam que não irão votar em ninguém.
Abílio e Lúdio também aparecem tecnicamente empatados na convicção de seus eleitores. Estão totalmente decididos a votar no deputado federal 82% dos que o escolhem seu nome, o mesmo percentual dos que dizem estar convictos do voto no médico petista.
A pesquisa entrevistou presencialmente 852 pessoas com 16 anos ou mais residentes em Cuiabá, entre os dias 13 e 15 de outubro, e foi contratada pela TV Centro América, afiliada da TV Globo. Ela está registrada na Justiça Eleitoral sob o protocolo MT-08972/2024.
*Estagiária sob supervisão de Fernanda Godoy