BRAIP ads_banner

Partido Conservador caminha para derrota histórica no Reino Unido | Mundo

Redação
por Redação

O Partido Conservador do primeiro-ministro do Reino Unido, Rishi Sunak, caminha para uma derrota histórica nas eleições gerais de 4 de julho, de acordo com três novas pesquisas publicadas em edições de jornais deste domingo.

A sondagem da Opinium para o Observer mostrava os trabalhistas com uma vantagem de 17 pontos, e a Savanta prevê uma “extinção eleitoral” para o partido de Sunak numa sondagem para o Sunday Telegraph.

Os números indicam que a posição fraca de Sunak na campanha se deteriorou desde que ele convocou a votação antecipada há três semanas. Eles sugerem que os conservadores caminham para sua pior derrota desde que o partido foi formado há dois séculos, com menos da metade dos assentos que tinham após uma derrota em 1906.

Sunak colocou os cortes de impostos no centro do manifesto eleitoral conservador enquanto tentava forjar uma linha divisória com a oposição trabalhista e reverter a sorte de seu partido nas pesquisas nacionais antes das eleições gerais de 4 de julho.

“Nossa pesquisa sugere que esta eleição pode ser nada menos que a extinção eleitoral para o Partido Conservador”, disse Chris Hopkins, diretor de pesquisa política da Savanta.

O trabalho de MRP da Survation usou 42.000 entrevistas de 31 de maio a 13 de junho e foi o mais detalhado. Ele mostrou que os trabalhistas podem ficar com 443 assentos no Parlamento, contra 83 dos conservadores, 53 dos liberais democratas e a “possibilidade” de o partido de direita Reformista tem ganhar 12 assentos, incluindo uma vitória apertada de seu líder Nigel Farage.

A pesquisa da Savanta sugere que o Partido Trabalhista tem uma vantagem de 25 pontos, a maior desde o breve mandato de Liz Truss como primeira-ministra em 2022. Tinha os trabalhistas com 46% dos votos, os conservadores com 21% e os reformistas com 13%. Os liberais-democratas ficaram em quarto lugar, com 11%. A pesquisa com 2.045 adultos foi feita de 12 a 14 de junho.

“Há uma sensação real de que as coisas ainda podem piorar para os conservadores”, disse Hopkins, “O tempo já está perto de se esgotar para Rishi Sunak”.

A Opinium disse que os dois principais partidos estão a caminho de sua menor parcela de votos desde 1945, com os eleitores se desviando para outros grupos, como Reforma e Liberais Democratas. A agência de pesquisas avalia que partidos menores ganharam espaço durante a campanha, contrariando o padrão visto em 2019, quando os eleitores optaram cada vez mais pelos principais partidos à medida que a campanha avançava.

Fonte: Externa

BRAIP ads_banner

Compartilhe esse artigo