O prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes (PSD), chega à véspera da eleição ao Executivo carioca com 61% da intenção de votos válidos, de acordo com a pesquisa Datafolha divulgada neste sábado (5).
O candidato à reeleição mantém a liderança na corrida, com uma vantagem de 37 pontos em relação ao segundo colocado, Alexandre Ramagem (PL), que tem 24%.
Caso o percentual se confirme nas urnas neste domingo, Paes deve ser reeleito já no primeiro turno.
Em comparação à pesquisa anterior, divulgada na quinta-feira (3), o prefeito do Rio flutuou 2 pontos, dentro da margem de erro: ele tinha 63% dos votos válidos e foi para 61%. Já Ramagem oscilou um ponto negativamente – há dois dias, tinha 25%.
Os votos válidos excluem os brancos, nulos e indecisos. A pesquisa ouviu 1.809 eleitores entre sexta-feira e este sábado. O levantamento foi contratado pelo jornal “Folha de S.Paulo” e TV Globo, e registrado na Justiça eleitoral sob o número RJ-04865/2024.
A margem de erro é de 2 pontos percentuais, para cima ou para baixo.
Em terceiro lugar está Tarcísio Motta (Psol), com 7%, 2 pontos percentuais acima do que foi indicado na última pesquisa. Em seguida, aparecem Marcelo Queiroz (PP), com 3%; Rodrigo Amorim (União Brasil), 2%; Cyro Garcia (PSTU) e Juliete Pantoja (UP), com 1% cada.
Carol Sponza (Novo) e Henrique Simonard (PCO) não chegaram a 1%.
Na pesquisa espontânea, em que não são indicados os nomes dos candidatos, Paes continua na frente, com 45% da preferência dos entrevistados. Ramagem, por sua vez, tem 17%.
Nesse cenário, os indecisos somam 20%, enquanto brancos e nulos, 6%. Tarcísio Motta tem 5%.
Nos votos válidos, que levam em conta as intenções de voto nulo e branco, Paes tem 54% e Ramagem, 22%. Na quinta-feira, os percentuais eram os mesmos.
O total de entrevistados que disseram que iriam votar em branco ou anular caiu de 10% para 7%. Tarcísio subiu um ponto, chegando a 6%.