Dono de quatro medalhas olímpicas, o canoísta Isaquias Queiroz começa nesta terça-feira (6) a caminhada em busca do pódio na canoagem nos Jogos de Paris. Porta-bandeira brasileiro na cerimônia de abertura, o baiano de 30 anos abre sua trajetória na capital francesa às 5h30, com a eliminatória do C2 – 500 metros, em que compete ao lado de Jacky Goodman.
A torcida brasileira tem boas razões para esperar um bom desempenho do atleta nas águas francesas. Além do ouro em Tóquio, conquistou outras três medalhas na Olimpíada Rio 2016: prata no C1 – 1.000 metros, prata no C2 – 1.000 metros e bronze no C1 – 200 metros.
Em sua trajetória, uma nota triste foi a morte, em 2018, de seu treinador, o espanhol Jesús Morlan, vítima de câncer. Era dele a frase que usava para motivar o brasileiro: “Solta a fera, Isaquias!”
Atualmente, Isaquias conta com o patrocínio do Banco do Brasil, fechado em 2022 para o atual ciclo olímpico e com validade até o ano que vem.
A esperança por pelo menos mais uma medalha para o baiano não reside apenas nos resultados olímpicos. Isaquias ganhou sete medalhas de ouro e seis de bronze em campeonatos mundiais. Nos Jogos Pan-Americanos, foram três ouros e duas pratas.
A versatilidade em termos de distância também é uma constante. Já venceu competições individuais de 200 metros, 500 metros e 1.000 metros. Em dupla, as medalhas também vieram nessas três distâncias.