BRAIP ads_banner

OMS aprova primeiro teste para diagnosticar mpox | Mundo

Redação
por Redação

A Organização Mundial da Saúde (OMS) aprovou o uso emergencial do primeiro teste de mpox. O produto deve ajudar a controlar a disseminação do vírus em países que enfrentam surtos da doença. O diagnóstico precoce permite tratamento e controle do vírus.

“A capacidade limitada de testes e os atrasos na confirmação de casos de mpox persistem na África”, disse a OMS em um comunicado.

No continente, a mpox já matou 866 pessoas este ano. Em 2024, mais de 30 mil casos suspeitos foram relatados em toda a região, com os números mais altos na República Democrática do Congo, Burundi e Nigéria. Na República Democrática do Congo, apenas 37% dos casos suspeitos foram testados.

O Alinity m MPXV é um teste de PCR em tempo real que permite a detecção do DNA do vírus da varíola dos macacos (clade I/II) a partir de lesões cutâneas humanas. Ele foi projetado especificamente para uso por pessoal de laboratório clínico treinado.

“Este primeiro teste de diagnóstico mpox representa um marco significativo na expansão da disponibilidade de testes em países afetados”, disse Yukiko Nakatani, Diretora-Geral Assistente da OMS para Acesso a Medicamentos e Produtos de Saúde.

A OMS recebeu três outras submissões para avaliação de uso emergencial e “as discussões estão em andamento” com outros fabricantes de testes de mpox para garantir uma gama mais ampla de opções.

Mpox — Foto: National Institute of Allergy and Infectious Diseases/AP

Fonte: Externa

BRAIP ads_banner

Compartilhe esse artigo