Se os atletas são os protagonistas dos Jogos Olímpicos, nesta edição os holofotes ganharam uma nova estrela: o mascote de Paris 2024. O símbolo da Olimpíada representa uma Phryges, gorro vermelho símbolo histórico para os franceses.
Nas redes sociais, porém, o mascote virou foco de publicações com o intuito de desvendar o que significava. Diferente de outras edições dos Jogos, segundo o Comitê Organizador de Paris, foi escolhido “um ideal” ao invés de um animal já que o gorro é um objeto conhecido entre os franceses e simboliza a liberdade.
O mascote da Olimpíada e de Paralímpiada de Paris 2024 são, na verdade, pequenos barretes frígios, que tem formato de gorro. De acordo com o Comitê Olímpico Internacional, as Phryges (pronuncia-se fri-jehs) fizeram parte de todos os grandes eventos da história francesa, como durante a construção da catedral de Notre Dame em 1163 e da construção da Torre Eiffel.
A origem das Phryges, no entanto, vem dos moradores da Frígia. Em 1789, porém, o gorro foi adotado como vestimenta pelos republicanos franceses que lutaram pela tomada da Bastilha, que culminou com a instalação da primeira república francesa em 1792.
O mascote possui as cores vermelha, branca e azul, com o logo de Paris 2024 estampada na frente.