O Sicredi é uma instituição financeira que trabalha no modelo de cooperativa. Todos os seus 8 milhões de associados, atualmente, recebem uma cota de participação, ou seja, também são donos da empresa. Nesse contexto, vale explicar que os 45 mil colaboradores da companhia também são associados.
“Todos nós somos donos do Sicredi, e isso ajuda a definir nossa relação com o trabalho”, afirma Daniele Schmidt, diretora de gestão de pessoas e cultura. Para a executiva da instituição financeira, o fato de o funcionário também ser um associado é interessante.
“Como associados, enxergamos a importância dos produtos. Como colaboradores, nossa função é apresentá-los a quem precisa deles. Isso reforça a cultura da empresa, que busca levar prosperidade à sociedade”, afirma Schmidt. O simples fato de o Sicredi se estabelecer em uma cidade gera 6% de novos empregos e 5,6% de incremento no PIB local.
Isso é motivo de orgulho para quem trabalha lá – nesta edição do GPTW, quase 92% dos colaboradores fizeram questão de responder ao questionário de avaliação. A empresa ainda oferece benefícios como apoio psicológico, nutricional e jurídico, educação financeira, telemedicina e subsídio a medicamentos.