A Nasdaq informou que expandiu um acordo com o Nubank, passando agora a fornecer também um software de reporte regulatório, da família AxiomSL, para as operações do banco na Colômbia. No ano passado, o Nubank já havia contratado outro software, o Calypso, para ajudar a gerenciar operações de tesouraria.
A Nasdaq aponta que o ambiente regulatório continua profundamente complexo para empresas que buscam acessar várias jurisdições em países diferentes. Por exemplo, os requisitos brasileiros geralmente se concentram nos tipos de produtos e serviços oferecidos, enquanto o México tem uma licença específica para “fintechs”. Na Colômbia, vários bancos digitais operam como uma “empresa financeira”, que tem requisitos diferentes de “bancos e corporações financeiras”.
“Esse padrão é replicado em toda a América Latina, onde a confluência de inovação, rápido crescimento e complexidade regulatória está levando bancos tradicionais e digitais a buscar provedores de tecnologia terceirizados para atender às suas necessidades regulatórias”, diz a Nasdaq. Além do Nubank, outros bancos digitais e empresas de pagamento são clientes da companhia, como Mercado Livre, C6 Bank e o mexicano Bankaool.