A Mubadala Capital, gestora de ativos controlada pelo fundo soberano de Abu Dhabi, adquiriu uma equipe na competição internacional de vela SailGP.
“Há uma rica história da vela no Brasil”, disse em entrevista o diretor-gerente da SailGP, Andrew Thompson. “Vemos que há uma onda de apoio para a criação de uma equipe no país.”
A SailGP, onde as equipes competem em catamarãs voadores de 50 pés, foi criada em 2019 pelo cofundador da Oracle, o bilionário Larry Ellison, e pelo velejador Russell Coutts, e tem vendido seus times restantes para proprietários privados. Em novembro, a SailGP vendeu a equipe dos EUA por mais de US$ 40 milhões. Thompson disse que a venda para o Brasil é a maior transação da empresa até o momento, sem revelar o valor exato.
A Mubadala está envolvida com a SailGP por meio de outros projetos. Já é patrocinadora da competição e tem seu nome na regata da liga em Nova York, marcada para este fim de semana, que será a penúltima da temporada atual. Em maio, a SailGP anunciou uma parceria com a Strata Manufacturing, uma fábrica aeroespacial de propriedade da Mubadala, para desenvolver e fabricar hidrofólios e lemes para seus catamarãs.
O Brasil é um alvo de investimento para a controladora da Mubadala, a Mubadala Investment, que administra ativos nos Emirados Árabes Unidos e no exterior. A Mubadala Capital planeja investir US$ 1 bilhão por ano no país para expandir suas participações.
“Esta aquisição não só se soma ao nosso portfólio de investimentos, mas também se alinha com o nosso compromisso de longo prazo de investir no Brasil”, disse o diretor de investimentos da Mubadala, Oscar Fahlgren, em comunicado.
A final da temporada da SailGP, que já realizou competições em locais como Dubai, Sydney e Bermuda, está programada para julho em São Francisco. No futuro, as competições também poderão ser realizadas no Brasil.
A liga atualmente tem 10 equipes, incluindo Canadá, Espanha, EUA, Alemanha, França e Austrália. A direção está em discussões para vender times adicionais e planeja se expandir para 12 equipes na próxima temporada. Também avaliam a expansão para a Ásia a longo prazo, olhando para mercados como China, Japão e Coreia do Sul.
A Nova Zelândia ocupa, atualmente, a primeira posição da liga, que está na quarta temporada. A Austrália venceu o campeonato nas três temporadas anteriores.