Morreu neste sábado, aos 74 anos, a coreógrafa Carlota Portella, no Rio. A informação foi confirmada pela escola de dança The Jazz, fundada por ela, mas nenhum detalhe sobre a causa foi compartilhado.
Carlota Maria de Sanson Portella nasceu no Rio de Janeiro, em 1950, e estudou balé clássico dos 8 aos 16 anos. Depois, morou em Paris, onde conheceu o jazz como dança enquanto estudava na Acadèmie Internationale de la Danse. No Brasil, estudou também no Ballet Dalal Achcar, no Rio, onde atuou como professora. Carlota ainda complementou os estudos na Ópera de Paris, na Academia London Dance Centre e na Escola Rosella Hightower, em Cannes, na França.
Em 1981, estreou seu primeiro espetáculo “Vacilou dançou”, que também deu nome a sua companhia de dança. Com o grupo, viajou pelo país até 2006, último ano de atuação. Um dos mais importantes trabalhos foi “Visões”, de 1999, em que apresentou a coreografia Grito, uma leitura do universo de Nelson Rodrigues em forma de dança. Esse trabalho foi encenado em todo o Brasil e também na França, Itália, Alemanha e México.
Carlota fundou a escola de dança Jazz Carlota Portella, que no ano passado, quando ela se aposentou, se tornou The Jazz e funciona no mesmo endereço, no Jardim Botânico, tocada por Thereza Mascotte, sócia de vida toda da coreógrafa.
Ela também foi jurada em diversos concursos do país e também coreógrafa da abertura dos Jogos Pan-Americanos, no Rio de Janeiro, em 2007.