BRAIP ads_banner

Moraes pede extradição de blogueiro bolsonarista foragido na Espanha | Política

Redação
por Redação

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), pediu a extradição do blogueiro bolsonarista Oswaldo Eustáquio, que é considerado foragido por estar na Espanha.

Eustáquio é um dos investigados do inquérito das milícias digitais. Em agosto, a Polícia Federal (PF) deflagrou uma operação para cumprir um novo mandado de prisão contra ele. A medida, no entanto, não foi executada porque o blogueiro não estava no Brasil.

O mesmo aconteceu com o blogueiro Allan dos Santos, que está nos Estados Unidos, e também já acumula outros pedidos de prisão.

A acusação contra Eustáquio é que ele usou as redes sociais da filha menor de idade para atacar as investigações e delegados da PF, entre eles Fábio Alvarez Shor, responsável por inquéritos que miram o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).

Em nota, a Polícia Federal afirmou que “no curso da investigação foram identificadas ações voltadas a expor e intimidar policiais federais e seus familiares, que atuam em inquéritos que tramitam no Supremo Tribunal Federal, como forma de causar embaraço às apurações”.

Segundo a corporação, “para tanto, os investigados chegaram a empregar crianças e adolescentes e seus perfis em redes sociais para a prática das condutas, valendo-se de sua condição de menoridade para ocultar sua verdadeira autoria”.

“A defesa do jornalista Oswaldo Eustáquio considera a medida imposta pelo STF desproporcional e sem fundamento”, diz nota assinada pelo advogado Levi de Andrade . “Ressaltamos que Eustáquio possui Proteção Internacional concedida pelo Reino da Espanha, sendo reconhecido como exilado político no distrito de Toledo, especificamente na cidade de Yeles”, informa o texto da defesa, que avalia a decisão de Moraes como “mais um ato abusivo”.

Oswaldo Eustáquio é blogueiro bolsonarista — Foto: Reprodução/YouTube/Oswaldo Eustáquio

Fonte: Externa

BRAIP ads_banner

Compartilhe esse artigo