A empresa farmacêutica americana Moderna pode lançar uma vacina para tratar melanoma, uma forma de câncer de pele, no mercado já no ano que vem, disse o executivo-chefe (CEO), Stephane Bancel, ao “Nikkei Asia” na quarta-feira.
“Os dados da Fase 2 estão disponíveis. Temos uma fábrica quase pronta e, geralmente para câncer, esses produtos ficam prontos em seis meses, em vez de 12 meses. É por isso que 2025 é uma meta possível”, afirmou Bancel.
Ele disse que a empresa está em discussões com a Food and Drug Administration (FDA, a agência de alimentos e drogas dos Estados Unidos) para aprovação acelerada e venda da vacina sob certas condições.
A Moderna planeja construir uma unidade de produção de vacinas no Japão até 2027. Embora o cronograma possa “mover um pouco” porque as discussões ainda estão em andamento, Bancel disse: “Espero que possamos construir uma fábrica no Japão como acabamos de construir no Canadá”.
“A Moderna está muito comprometida com o Japão a longo prazo”, acrescentou.
As vendas de vacinas contra a covid-19 da Moderna, que respondem pela maior parte de seus ganhos, diminuíram. A empresa está acelerando o desenvolvimento e a implantação de novos medicamentos com o objetivo de atingir o ponto de equilíbrio em 2028.
Ela planeja solicitar a aprovação do FDA para três vacinas para doenças respiratórias este ano. Dessas, Bancel espera um grande aumento na receita vindo de uma vacina combinada contra a covid-19 e a gripe.
“O mercado de gripe é cerca de três vezes maior do que o mercado de covid em termos de número de doses administradas a cada ano”, disse Bancel. “Ter uma combinação de covid e gripe é bastante único”, acrescentou, dizendo que outras empresas que tentaram nunca conseguiram desenvolvê-la.
A Moderna está desenvolvendo uma vacina de mRNA para gripe aviária com financiamento do governo dos Estados Unidos.
“Como você sabe, quando a covid aconteceu, não tínhamos nada pronto”, disse Bancel. Mas para a gripe aviária, “temos a fabricação pronta. Já fizemos o componente-chave, o plasmídeo, para o produto da vacina h5, então poderíamos economizar muito tempo, caso houvesse uma pandemia.”