BRAIP ads_banner

Mercado Pago lança software de gestão para PMEs | Mercado Pago

Redação
por Redação

O anúncio da entrada do Mercado Pago – banco digital do Grupo Mercado Livre – no segmento de software de gestão traz uma nova perspectiva para uma fatia importante dos negócios brasileiros. A nova ferramenta é voltada para pequenas e médias empresas (PMEs), que representam 95% de todos os CNPJs do país, segundo o Sebrae.

O Sistema de Gestão do Mercado Pago foi pensado para facilitar a vida do empreendedor brasileiro e possibilita a gestão do negócio de ponta a ponta, incluindo gerenciamento unificado de estoque e vendas em todos os canais (loja física, Mercado Livre, Mercado Shops), faturamento e uma visão estratégica de diversos fluxos, como contas a pagar e a receber e fornecedores, além de muitos relatórios para apoiar a tomada de decisões

Paula Arregui, vice-presidente Sênior de Adquirência; e Daniel Davanço, country head de Pagamentos para Pequenas e Médias Empresas do Mercado Pago — Foto: Divulgação

Segundo Paula Arregui, vice-presidente Sênior de Adquirência, o software se apoia em três pilares: vendas (gerenciamento em diferentes canais e controle de estoque), gestão (tanto de fornecedores quanto do fluxo de caixa) e crescimento (focado em CRM, que trará uma visão sobre o comportamento do cliente).

Nota fiscal direto da maquininha

O software de gestão ainda contará com o apoio de inteligência artificial para oferecer dados e insights aos empreendedores. “A tecnologia é capaz de gerar relatórios de venda, relacionar os produtos mais vendidos, avisar sobre a necessidade de reposição de estoque e outras funcionalidades que levam à tomada de decisão baseada em dados”, apontou Paula. O sistema ainda permite fazer a cobrança e, em seguida, emitir a nota fiscal por meio da própria maquininha.

Gratuito para os clientes que usam as soluções do banco digital com recorrência, a funcionalidades para emissão de nota fiscal por meio da maquininha, catálogo de produtos e PDF estãro disponíveis aos clientes a partir de outubro. Posteriormente, novas funções serão lançadas gradativamente. Segundo Paula, o software será aberto às vendas de dentro e de fora do Mercado Livre, incluindo as que não são processadas pelo banco digital.

Aos empreendedores de fora do ecossistema do grupo, Davanço contou que o software será ofertado com uma tarifa especial: “Sabemos que esse é um segmento de margens mais apertadas e teremos um preço justo”.

Maquininhas para otimizar vendas, estoque e emissão de notas fiscais disponíveis gratuitamente para clientes a partir de outubro — Foto: Divulgação
Maquininhas para otimizar vendas, estoque e emissão de notas fiscais disponíveis gratuitamente para clientes a partir de outubro — Foto: Divulgação

A pesquisa encomendada pelo Mercado Pago também apontou que 93% das PMEs entrevistadas precisam de crédito, e 66% já usaram capital de giro do banco digital. “A metade dos vendedores que tomam crédito conosco não havia conseguido no sistema tradicional”, aponta Davanço.

Segundo ele, o Mercado Pago, por conhecer o comportamento dos seus usuários, tem uma capacidade maior de proporcionar ofertas, contribuindo com o impulsionamento das empresas. “Com mais esse acesso, o empreendedor aumenta seu volume, suas contratações e muda o tamanho do negócio exponencialmente”, diz. Segundo a pesquisa, quem tomou crédito com o Mercado Pago relatou um aumento de 30% nas vendas nos seis meses seguintes.

“Hoje podemos dizer que 80% das PMEs possuem algum crédito conosco e essa carteira cresceu 84% em adquirência”, relata Davanço. O executivo reforça que o diferencial do grupo está em entregar tudo o que as PMEs precisam. Aliando os já tradicionais serviços financeiros e de crédito, as soluções de pagamento e, agora, a entrada no mercado de software de gestão, o Mercado Pago se propõe a ajudar as PMEs a ganharem eficiência nas operações e escalarem os negócios.

Fonte: Externa

BRAIP ads_banner

Compartilhe esse artigo