A ginasta dos Estados Unidos, Simone Biles, publicou uma indireta ao ex-presidente Donald Trump nas redes sociais, após conquistar a medalha de ouro no individual geral da ginástica artística feminina, das Olimpíadas de Paris, na quinta-feira (1º).
Ao compartilhar a publicação, a medalhista olímpica escreveu: “Eu amo meu trabalho de negra”, junto a um coração preto, em referência a uma fala recente do candidato republicano durante um encontro de jornalistas negros no início da semana. Na ocasião, Trump sugeriu que imigrantes ilegais estariam “tomando trabalhos de negros” nos EUA.
Após o comentário, Trump foi questionado por uma das apresentadoras do evento sobre o que seria exatamente um “trabalho de negro”. O republicano respondeu que “um trabalho de negro é qualquer pessoa que tenha um trabalho”, mas repete que os imigrantes ilegais “estão tirando o trabalho dos negros”.
A entrevista, na qual cometeu inúmeros erros e insultos, indignou os presentes no evento e gerou uma série de críticas. Na mesma ocasião, o republicano questionou a identidade racial da atual vice-presidente e sua provável oponente na disputa à presidência, Kamala Harris.
Ao ser questionado sobre falas de outros republicanos e apoiadores que sugerem que Kamala utilizaria sua identidade como pessoa negra e de ascendência asiática para fins políticos, Trump disse que “nem sabia que ela era negra”:
“Ela sempre foi de origem indiana, só promovia a herança indiana. Eu não sabia que ela era negra até alguns anos atrás, quando por acaso ela se tornou negra, e agora quer ser conhecida como negra”, disse.
Mais tarde, Kamala chamou os comentários de Trump de divisivos e disse que “os EUA merecem algo melhor”.