A semana começa com expectativa pelo boletim Focus, o primeiro a ser divulgado após a decisão unânime do Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central de interromper o ciclo de cortes de juros e manter a taxa Selic em 10,50% ao ano. A pesquisa, prevista para as 8h25, pode mostrar o efeito da postura mais cautelosa do colegiado na semana passada.
Além do Focus, o BC divulga hoje às 8h30 os dados de transações correntes referentes a maio.
Agentes também aguardam a ata da reunião da semana passada, prevista para amanhã e que deve dar mais detalhes sobre os motivos do Copom para interromper o ciclo de cortes por unanimidade.
No exterior, declarações de dirigentes do Federal Reserve (Fed) serão acompanhadas com atenção. Ao longo da semana, são esperados diversos dados importantes da economia americana, em especial o índice de preços de gastos com consumo (PCE) de maio, a medida de inflação mais acompanhada pelo Fed.
Enquanto o mercado aguarda os indicadores, o rendimento dos Treasuries ronda a estabilidade durante a manhã. O índice DXY, que compara o dólar com uma cesta de moedas fortes, recua.
Entre as commodities, o contrato mais líquido do minério de ferro terminou em queda de 3,11% na bolsa de Dalian e pode afetar tanto moedas como o real quanto ações de mineradoras e siderúrgicas, que têm peso importante na bolsa brasileira.