BRAIP ads_banner

Manhã no mercado: Intervenção do Japão no câmbio segue no radar em dia de decisão do BCE | Finanças

Redação
por Redação

Em um dia no qual a decisão do Banco Central Europeu (BCE) concentra as atenções dos participantes do mercado durante a manhã, o dólar exibe um leve viés altista em relação a outras divisas principais. Chama atenção, em particular, a desvalorização do iene, um dia após a moeda japonesa ter anotado forte alta, o que levou participantes do mercado a enxergarem, mais uma vez, a possibilidade de ter havido uma intervenção do governo japonês no câmbio.

Para ele, a estratégia de intervenção japonesa no mercado cambial tem feito sentido, já que, embora isso não possa impedir um enfraquecimento do iene no médio prazo, ajuda a retardar o movimento quando as ações são tomadas em um movimento de queda do dólar. “Se forem evitadas rodadas de intervenção absurdas, a estratégia de interferência no mercado como um todo é extremamente inteligente”, diz. Vale notar, porém, que a volatilidade do iene tem se mostrado mais elevada e que esse movimento interfere justamente no comportamento de moedas que se apoiam em um diferencial de juros mais elevado, como é o caso do real.

Ontem, a moeda brasileira voltou a ser pressionada diante de um novo desmonte de operações de “carry-trade”, justamente diante do movimento do iene. Para esta quinta-feira, a decisão do BCE (que deve manter a taxa de referência em 3,75%) é relevante, em especial os sinais emitidos pela presidente Christine Lagarde sobre os próximos movimentos da autoridade monetária, mas também o noticiário local fica no radar, em um dia no qual o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) deve se reunir com ministros que integram a Junta de Execução Orçamentária (JEO) às 15h30. Estarão presentes os ministros Fernando Haddad (Fazenda), Simone Tebet (Planejamento e Orçamento) e Esther Dweck (Gestão).

O mercado aguarda com ansiedade as discussões sobre contingenciamento e bloqueio de gastos, que devem ser anunciados oficialmente na próxima segunda-feira, com a divulgação do relatório bimestral de receitas e despesas. No entanto, quaisquer novidades ou notícias relacionadas ao valor a ser bloqueado podem provocar movimentos importantes no comportamento dos ativos financeiros.

Além disso, as ações de tecnologia buscam uma recuperação após o “sell-off” da sessão de ontem, que provocou fortes perdas do S&P 500 e do Nasdaq, ao mesmo tempo o futuro do Dow Jones opera em queda, após o índice à vista ter encerrado a sessão de ontem em máxima histórica. Discursos de dirigentes do Federal Reserve (Fed) também devem ser acompanhados de perto, especialmente no momento em que as apostas para o início de um ciclo de flexibilização monetária migraram majoritariamente para setembro.

— Foto: Bloomberg

Fonte: Externa

BRAIP ads_banner

Compartilhe esse artigo