Cerca de 54 mil pessoas solicitaram atendimento especial para realização do Concurso Público Nacional Unificado (CPNU), que acontecerá no domingo (18). Esse público é formado por Pessoas com Deficiência (PcD), autistas, gestantes, lactantes e candidatos que informaram limitações funcionais e necessidade de adaptações.
No total, 43.926 pessoas com deficiência se inscreveram. Também foram identificados 1.551 pedidos de gestantes, 1.874 lactantes e 7.035 solicitações de atendimento especial relacionados a autismo.
“As soluções oferecidas pelo CPNU vão atender também outras condições apontadas pelos candidatos, como deficiência intelectual, déficit de atenção, discalculia, afasia, entre outros ”, destaca o MGI.
A pasta aponta, ainda, que 86,8% dos candidatos que solicitaram o atendimento especial terão mecanismos de apoio e auxílio, mas deverão realizar a prova comum, igual a dos demais concorrentes.
Os outros candidatos receberão kits específicos de provas, preparados principalmente para candidatos com baixa visão, cegueira e/ou deficiência auditiva, também serão disponibilizadas provas em braile, prova ampliada, DVD com videoprova em libras e com prova adaptada para leitor de tela. Serão 15 kits com tipos diferentes de provas que atendem às necessidades específicas dos candidatos.
O edital do CPNU estabelece que “o candidato que solicitar atendimento para surdez, deficiência auditiva, surdocegueira, dislexia e/ou transtorno do espectro autista fará jus à correção diferenciada da prova discursiva, caso o documento, a declaração ou o parecer que motivou a solicitação de atendimento especializado seja aceito”, diz.
Em caso de aprovação, os candidatos com inscrição deferida para concorrer às vagas reservadas às pessoas com deficiência serão convocados por meio do Edital de Convocação e deverão passar pela perícia médica, realizada presencialmente por equipe multiprofissional.
O MGI declarou que a divulgação dos resultados preliminares da avaliação biopsicossocial dos candidatos que se declararam com deficiência deve ser divulgada no dia 17 de novembro.