Ela citou a lenta recuperação econômica da China após o fim da política de tolerância zero com a covid-19, em dezembro de 2022, juntamente com um ambiente externo difícil. Segundo ela, a situação pode não mudar em 2024. “Este ano continuará a ser um desafio”, disse ela.
Mas para a Swire Pacific como um todo, “alcançamos excelentes resultados financeiros em 2023”, disse o presidente Guy Bradley. A receita anual do conglomerado aumentou 3%, para 94,82 bilhões de dólares de Hong Kong (US$ 12,1 bilhões). O lucro líquido cresceu mais de 7 vezes, para HK$ 36,17 bilhões, impulsionado principalmente pela forte recuperação da Cathay Pacific Airways.
O lucro atribuível do negócio geral da Coca-Cola da Swire aumentou dez vezes, para HK$ 25,09 bilhões, devido a um ganho único com a conclusão da venda de seu negócio nos Estados Unidos em setembro. Seu lucro recorrente, que exclui fatores inesperados como esse, aumentou ligeiramente para HK$ 2,39 bilhões.
A Swire, sediada em Hong Kong, detém direitos exclusivos para fabricar, vender e distribuir produtos da Coca-Cola em 11 províncias e na cidade de Xangai, na China continental, abrangendo quase 700 milhões de pessoas. Em volume de vendas, a China continental é de longe a maior região, absorvendo mais de dois terços dos mais de 2 bilhões de caixas unitárias vendidas no ano passado pela Swire. Uma caixa unitária é um conjunto de 24 porções de 8 onças.
No mês passado, a Swire concordou em adquirir uma participação majoritária nos negócios de engarrafamento da ThaiNamthip, na Tailândia e no Laos, por 42,61 bilhões de baht (US$ 1,2 bilhão). A ThaiNamthip é uma empresa de bens de consumo na Tailândia, sendo engarrafadora da Coca-Cola no reino desde 1959.
Juntamente com outros planos de investimento e negócios na China continental, que vão desde o desenvolvimento imobiliário até à aviação, Bradley destacou o plano de uma engarrafadora de Coca-Cola em Kunshan, localizada na província oriental de Jiangsu, que terá uma capacidade de produção anual de 1,6 milhões de toneladas quando concluída.