BRAIP ads_banner

Lula: Qualquer região que tiver problemas climáticos terá assistência especial | Brasil

Redação
por Redação

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) espera que o Banco Central (BC) auxilie o governo “reduzindo as taxas de juros para que a gente possa emprestar crédito a taxas mais baratas”, se referindo à reconstrução do Rio Grande do Sul. Lula participou do anúncio de medidas de apoio ao Estado gaúcho nesta quarta-feira.

“Eu acho que, depois do trabalho que foi feito para o RS, nós podemos dar lição aos governos estaduais de que o trabalho conjunto pode ser muito mais eficaz”, apontou. Lula disse também que levou os presidentes da Câmara, Senado e STF para o Estado para que todos vissem que um desastre climático não pode ser tratado como outros problemas do país.

Segundo Lula, o governo mudou o paradigma de tratar os problemas climáticos e pediu que os ministros não deixem a “peteca cair”. “Não deixemos de cumprir o compromisso que assumimos. O que queremos é recuperar o direito do povo gaúcho de respirar, recompor sua plantação e tudo aquilo que ele perdeu. Estaremos juntos para tentar reconstruir tudo aquilo que o povo gaúcho levou a vida toda para reconstruir.”

Lula disse que pediu ao vice-presidente, Geraldo Alckmin, que “converse com os companheiros da linha branca para que o setor possa dar contribuição [ao RS]”.

Ele cobrou o ministro Paulo Pimenta, da Secretaria Extraordinária da Presidência da República para Apoio à Reconstrução do Rio Grande do Sul, para não deixar que a burocracia atrapalhe a chegada de recursos. “O BNDES tem muita responsabilidade em agilizar isso, vamos agilizar as cooperativas”, disse.

Por fim, Lula avaliou que “quem duvidar que a economia vai crescer, vai quebrar a cara no fim do ano”. “Os dados do Caged são uma demonstração de que, se o governo está fazendo as coisas e dezenas de empresários estão fazendo as coisas, se esses investimentos estão acontecendo, não tem razão para a economia não crescer”, apontou.

— Foto: Rafa Neddermeyer/Agência Brasil

Fonte: Externa

BRAIP ads_banner

Compartilhe esse artigo