BRAIP ads_banner

Lula é liberado para viagens aéreas e poderá participar da cúpula do G20 no Rio | Política

Redação
por Redação

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva foi liberado pelos médicos que o acompanham para fazer viagens aéreas, segundo boletim divulgado na manhã deste domingo (10) pelo Hospital Sírio-Libanês. Com isso, está confirmada a viagem de Lula ao Rio de Janeiro, prevista para o dia 14 de novembro (quinta-feira), onde será o anfitrião da reunião de cúpula do G20, que ocorre nos dias 18 e 19. Ele também tem reuniões bilaterais previstas com vários chefes de Estado na capital fluminense.

Ainda segundo o documento, Lula é acompanhado pela equipe médica, sob a coordenação do doutor Roberto Kalil Filho e da doutora Ana Helena Germoglio.

Lula estava impedido de fazer viagens de avião desde o acidente doméstico no Palácio da Alvorada, no dia 19 de outubro, na véspera de embarcar para a cúpula dos Brics na Rússia. “Eu achei que tinha rachado o cérebro, que era uma coisa muito mais grave. A batida mexeu com o cérebro, estou fazendo ressonância magnética a cada três dias”, disse Lula no programa de entrevistas do senador Jorge Kajuru (PSB-GO). A íntegra do programa será exibida na noite deste domingo.

Além de cancelar a participação na cúpula dos Brics, Lula deixou de fazer outras viagens internacionais em razão da restrição. Ele iria participar da Conferência das Nações Unidas sobre Biodiversidade (conhecida como COP 16), no final de outubro, na Colômbia. Também havia confirmado presença na COP 29, que acontece em Baku, no Azerbaijão. Ele queria ir à COP 29 porque o Brasil vai sediar a COP 30 no ano que vem, em Belém (PA).

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva — Foto: Cristiano Mariz/Agência O Globo

Fonte: Externa

BRAIP ads_banner

Compartilhe esse artigo