BRAIP ads_banner

Lula admite ‘erros’ do PT em campanha e pede a senadora do PSD que apoie Natália Bonavides em Natal | Política

Redação
por Redação

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva admitiu “erros” do PT na campanha eleitoral no Rio Grande do Norte e fez nesta quarta-feira (16) um apelo à “generosidade” da senadora Zenaide Maia (PSD-RN) e seu grupo político para que apoiem a petista Natália Bonavides no segundo turno das eleições em Natal.

Em um comício eleitoral de Natália na capital potiguar, Lula admitiu que o partido cometeu um erro que acabou o indispondo com Zenaide, a quem classificou como “uma parceira extraordinária”.

“Eu queria dizer que o marido da Zenaide foi eleito prefeito e ficou chateado porque nós tivemos candidato lá. Eu queria que os eleitores entendessem o seguinte: às vezes, a gente erra. Às vezes, a gente acerta. E quem ganha as eleições tem que ter generosidade”, disse Lula. “E eu sei que a Zenaide é uma mulher de coração, e o marido dela. Não permitam que a nossa companheira Natália perca as eleições porque vocês deixaram de orientar os eleitores de vocês a votar nessa jovem aqui.”

Lula também fez um apelo aos eleitores de Carlos Eduardo, que foi derrotado na disputa ao Senado em 2020 para o bolsonarista Rogério Marinho (PL). Segundo Lula, isso ocorreu porque “alguém desaforado foi candidato contra a nossa aliança”, em uma possível referência a Rafael Motta (PSB), que ficou em terceiro lugar e acabou tirando votos de Carlos Eduardo, que à época estava no PDT.

“Eu queria fazer um apelo aos eleitores do Carlos Eduardo. Eu sei que esse candidato não está querendo tomar posição, mas eu queria conversar com os eleitores dele”, disse Lula. “Não permitam fazer com a Natália o que foi feito com você na eleição do Senado, em que alguém desaforado foi candidato contra a nossa aliança e permitiu que fosse eleito um senador de direita neste Estado. Os eleitores não permitam que façam com a Natália o que fizeram com o Carlos Eduardo.”

Deputada federal, Bonavides concorre contra Paulinho Freire (União Brasil), apoiado pelo ex-presidente Jair Bolsonaro. Pesquisa Quaest divulgada na segunda-feira (14) mostra Freire com 45% das intenções de voto, contra 39% de Bonavides.

Lula participou nesta quarta-feira (16) de um evento de entregas do governo federal em Natal. A aparição no comício ocorreu à noite, após o expediente de trabalho.

Essa estratégia, de conciliar eventos oficiais com atos de campanha, se repetirá na quinta-feira (17), na Bahia. Lula participa de solenidade ligada ao programa educacional Pé-de-Meia em Salvador, e, no fim da tarde, irá ao comício de Luiz Caetano (PT), na região metropolitana.

Em seguida, Lula viaja a São Paulo, onde participa de um evento de empreendedorismo na sexta (18). Depois, participa de atos com candidatos petistas na Grande São Paulo.

No sábado (19), Lula estará em diferentes eventos com Guilherme Boulos (PSol), seu candidato à prefeitura da capital paulista.

No domingo (20), o presidente viaja para Kazan, na Rússia, para a cúpula do Brics. Ele retorna ao Brasil no fim da semana que vem e, no dia 26, véspera do segundo turno, deverá ficar em São Paulo novamente com Boulos.

Desde esta quarta (16) até sábado (19), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva tem agenda cheia de compromissos oficiais e de campanha, visando as eleições municipais pelo país — Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil/Marcelo Camargo/Agência Brasil

Fonte: Externa

BRAIP ads_banner

Compartilhe esse artigo