O líder democrata do Senado dos Estados Unidos, Chuck Schumer, pediu nessa quinta-feira (14) novas eleições em Israel, para substituir o primeiro-ministro Benjamin Netanyahu. Segundo ele, o premiê havia “perdido o rumo” da guerra, permitindo que sua “sobrevivência política prevalecesse sobre os melhores interesses de Israel”.
Segundo o democrata, o premiê israelense “tem sido excessivamente tolerante com o custo humano” no enclave, o que estava “empurrando o apoio a Israel em todo o mundo para mínimas históricas”.
“Neste momento crítico, acredito que novas eleições são a única maneira de permitir um processo decisório saudável e aberto sobre o futuro de Israel, em um momento em que tantos israelenses perderam a confiança na visão e direção de seu governo”, acrescentou ele, em discurso no Senado.
Os comentários de Schumer ocorrem ao mesmo temo em que ele pressiona os legisladores a aprovar um pacote de assistência militar para Israel, assim como para a Ucrânia, dois países que o presidente Joe Biden nomeou como as principais prioridades de segurança nacional dos EUA.