O líder da Coreia do Norte, Kim Jong-un, disse que o país irá expandir suas capacidades nucleares “sem limites” para enfrentar os Estados Unidos e aliados na região, segundo relatos da Agência Central de Notícias da Coreia (KCNA, na sigla em inglês).
Durante a fala com membros das forças armadas, Kim Jong-un pressionou o exército do país a acelerar a preparação das tropas para serem enviadas à Rússia. O líder acusou os Estados Unidos de estarem prolongando a guerra.
“Os EUA, Japão e Coreia do Sul nunca escaparão da responsabilidade como os culpados pela destruição da paz e estabilidade na península coreana e na região”, disse Kim, segundo a “KCNA”. “A tarefa mais importante e crítica para nossas forças armadas é a preparação para uma guerra”.
Para reforçar sua ameaça nuclear, o governo de Pyongyang testou no mês passado o que descreveu como um novo míssil balístico intercontinental que alcançou um voo recorde, buscando melhorar a capacidade do país de atingir os EUA e aliados na Ásia. Kim também exibiu uma usina para enriquecimento de urânio com fins de fabricação de bombas nucleares.