BRAIP ads_banner

Investimentos em hidrogênio caem antes da COP28, mesmo com financiamento de US$ 308 bilhões

Redação
por Redação

O problema

Embora o terminal esteja observando uma cobertura semanal recorde sobre hidrogênio, o índice Bloomberg Hydrogen ESG Total Return caiu 17% desde o fim de julho. Normalmente, as ações de hidrogênio sobem no quarto trimestre, já que os governos fazem compromissos de transição energética antes das cúpulas climáticas.

O índice Bloomberg Hydrogen ESG Total Return sofreu uma queda de 6,2% neste trimestre, ante um ganho médio de 10,2% nos quartos trimestres dos últimos cinco anos. Uma versão sem fatores ESG deste índice teve um melhor desempenho, já que gigantes do petróleo com planos de hidrogênio, como a Shell Plc, se valorizaram. O hedge fund Argonaut Capital Partners argumenta que criar uma economia baseada em hidrogênio é uma “completa perda de tempo”. Alguns gigantes do petróleo estão dobrando a aposta em combustíveis fósseis, com a Exxon planejando comprar a rival Pioneer Natural Resources Co. e a Chevron concordando em adquirir a Hess.

No entanto, os EUA, a UE e o Japão focaram no hidrogênio em seus planos de redução de carbono. Os EUA e a Europa esperam 10 milhões de toneladas de produção anual de hidrogênio verde até 2030. Enquanto isso, a BI observa que a China ainda é o maior mercado de eletrolisadores do mundo.  O financiamento do governo está alimentando projetos de H2 verde, com o envio de eletrolisadores dobrando a cada ano desde 2020, segundo a BNEF. Projetos de H2 azul, envolvendo combustíveis fósseis e captura de carbono, estão levando mais tempo para serem desenvolvidos devido a seu tamanho maior e complexidade tecnológica.

“O principal obstáculo é a demanda”, conclui o relatório da BNEF. “Os produtores precisam de compradores. Para aumentar a demanda por H2, mais incentivos – tanto recompensas quanto punições – serão necessários.”

Monitoramento

Utilize a função ANR do Bloomberg para descobrir alvos de preço de analistas e perspectivas de longo prazo para o setor. Com base nessas previsões, o potencial de retorno ficou recentemente acima de um desvio padrão e acabou de cruzar essa marca. A última vez que isso ocorreu foi no fim de outubro de 2022 e o índice seguiu para uma alta de 15,8% no próximo mês.

Fonte: Externa

BRAIP ads_banner

Compartilhe esse artigo