Os assistentes de inteligência artificial (IA) generativa Gemini, do Google, e Copilot, da Microsoft, começam a chegar às TVs neste ano. O software Google TV com o Gemini embutido chega a aparelhos da fabricante chinesa TCL ainda em 2025, anunciou a vice-presidente de plataformas de TV do Google, Sgahili Gil-Pai, durante o evento da TCL na Consumer Electronics Show (CES), feira de tecnologia e produtos de consumo que ocorre em Las Vegas (EUA) nesta semana.
A executiva do Google exibiu uma tela na qual o usuário pode consultar previsão do tempo, notícias, compromissos e perguntar mais informações à TV.
A rival sul-coreana Samsung também anunciou, nesta segunda-feira (6), uma aliança com a Microsoft para inserir o assistente de IA Copilot em sua nova linha de televisores conectados à internet (“Smart TVs”) e monitores.
Segundo a Samsung, a tecnologia permitirá que os usuários pesquisem informações sem interromper o conteúdo exibido na tela, usando um controle remoto ou comandos de voz, “e explorem uma ampla gama de serviços do Copilot, incluindo recomendações de conteúdo personalizado e acessíveis pela tela”.
Mais cedo, no dia de anúncios de grandes fabricantes à imprensa, a concorrente LG também apresentou um assistente de IA próprio para sua nova linha de TVs, baseado no Microsoft Copilot.
(A repórter viajou a convite da TCL)