BRAIP ads_banner

Homem atira bombas contra sede do partido governante do Japão | Mundo

Redação
por Redação

Um homem lançou várias bombas incendiárias, conhecidas como coquetel molotov, contra a sede do partido governante do Japão, em Tóquio, no sábado (19) e depois bateu seu veículo contra a cerca da residência oficial do primeiro-ministro, Shigeru Ishiba, informou a polícia da capital. Não houve feridos.

Embora o motivo do ataque não tenha sido imediatamente divulgado, a mídia japonesa relatou que postagens nas redes sociais, supostamente feitas por Usuda, expressavam frustração com a quantia de dinheiro exigida para concorrer às eleições de acordo com a legislação japonesa, sugerindo que ele tinha ambições políticas.

As mídias também citaram fontes não identificadas afirmando que Usuda havia participado de protestos contra usinas nucleares. Usuda não comentou o assunto ao ser preso.

O Partido Liberal Democrata (PLD), atualmente no poder, tem enfrentado crescente impopularidade devido a um escândalo de financiamento suspeito e suposta evasão fiscal. O partido se recusou a comentar sobre o incidente de sábado e encaminhou todas as perguntas à polícia.

As eleições para a Dieta, a câmara baixa do Parlamento japonês, ocorrerão no domingo, 27 de outubro. Alguns políticos envolvidos no escândalo, que perderam o apoio oficial do partido governante, estão concorrendo como independentes.

Recentemente, o partido elegeu um novo líder, o primeiro-ministro Shigeru Ishiba, na esperança de renovar sua imagem. No entanto, as pesquisas mostram que sua popularidade continua em queda, embora ainda não está claro se o partido perderá a maioria nas eleições, devido à divisão na oposição.

Fonte: Externa

BRAIP ads_banner

Compartilhe esse artigo