BRAIP ads_banner

Grécia tomará medidas contra o turismo em excesso | Legislação

Redação
por Redação

O primeiro-ministro da Grécia Kyriakos Mitsotakis anunciou medidas que tentarão combater o impacto negativo do turismo em excesso, enquanto visitantes continuam a chegar em números recordes na chamada era pós-pandemia.

Outra medida será aumentar a taxa relativa à crise climática sobre hospedagem. A Grécia recebeu o recorde de 36,1 milhões de visitantes no ano de 2023, enquanto as chegadas cresceram 16%, para R$ 11,6 milhões, no primeiro semestre deste ano, de acordo com os mais recentes dados do Banco da Grécia.

Por outro lado, o setor do turismo contribui com cerca de 20% para a economia, fazendo com que seja vital para a nação. O país pretende expandir o seu programa “Golden Visa” (do inglês visto dourado) para investidores que desejam colocar pelo menos €250,000 em startups locais. Antes, os estrangeiros eram obrigados a comprar imóveis para adquirir o visto.

Agora, a ideia é que todos os passageiros que chegarem à Grécia pelos portos pagarão uma tarifa cuja cobrança será maior para as populares ilhas turísticas de Santorini e Mykonos. Uma taxa por hospedagem entre os meses de abril e outubro também será instituída para beneficiar comunidades locais.

Mitsotakis reitera a preocupação de que partes da Grécia enfrentam o problema do turismo em excesso. Em uma entrevista à Bloomberg, em junho, ele já havia anunciado planos de restringir a visita de navios de cruzeiro às mais populares ilhas do país, a partir de 2025.

Bandeira grega — Foto: AP Photo

Fonte: Externa

BRAIP ads_banner

Compartilhe esse artigo